Um laboratório de biologia molecular para a realização de testes de coronavírus será implantado na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) em Frutal, no Triângulo Mineiro. Os recursos para a instalação do centro de pesquisa, cerca de R$732 mil, foram liberados por meio de um acordo entre o Governo de Minas e o Ministério Público.

O laboratório também auxiliará em diagnósticos e estudos de outros vírus respiratórios, além dos testes para a COVID-19. O laboratório ainda será importante para atividades dos cursos de graduação e pós-graduação da Uemg.

O Governo de Minas conseguiu, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Minas Gerais, a liberação da verba para a implantação do laboratório. Os recursos são provenientes de um acordo assinado como medidas compensatórias apuradas pela operação Aequalis, que identificou desvio de verbas públicas em projetos ligados à Fundação Hidroex. O TAC prevê o pagamento de cerca de R$ 21 milhões, revertido em diversas ações reparatórias.

O governador Romeu Zema agradeceu o empenho das partes envolvidas na recuperação dos recursos. “Esta é mais uma ação conquistada em um esforço conjunto para o bom uso do dinheiro público. Agora, estes recursos poderão novamente ser utilizados em benefício da sociedade, como na criação do laboratório para testes do novo coronavírus, que será mais uma importante ação do Governo de Minas de enfrentamento e combate à doença”, afirmou o governador.

Estado de Minas

× Como posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: