Dia da Pequena Empresa é lembrado hoje com palestra na CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Itabira recebe às 19h30 desta quinta-feira (5), data em que se comemora o Dia da Pequena Empresa, a palestra “Como usar o Marketing Direto para atrair e fidelizar clientes”. O evento faz parte da Semana da Micro e Pequena Empresa, realizada pelo Sebrae Itabira em parceria também com a Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita).

Na manhã desta quarta-feira (4) a CDL realizou a oficina “Como ser MEI na prática”. A sigla MEI significa Micro Empreendedor Individual e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Os MEI’s, são pessoas que trabalham por conta própria, porém legalizados e emitindo nota fiscal.

A oficina ministrada pela consultora do Sebrae, Naiara Alcântara, destacou os benefícios, o dia a dia de uma MEI e também os critérios necessários para se tornar um micro empreendedor.

“O Micro empreendedor Individual foi uma figura criada para que os empreendedores que exercem uma atividade mais simples e achavam muito custoso se formalizar agora têm essa oportunidade. O MEI é a única categoria de empresa que é dispensada a contratação contábil com exceção quando ele for adquirir um funcionário, mas aí, pelas questões trabalhistas orientamos a contratar um contador”, detalhou a consultora.

Ainda de acordo com Naiara Alcântara, o MEI tem mais poder de negociação com os seus fornecedores, com a rede bancária e tem a licença de funcionamento com a emissão de notas fiscais, por possuir um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Segundo a consultora é possível uma pessoa ser funcionário de uma empresa e ao mesmo tempo ser micro empreendedor individual.
“Existem várias pessoas que trabalham desta forma. A única questão é que a pessoa deve continuar contribuindo com a guia de MEI, da mesma forma que está sendo descontada na folha de pagamento [o INSS], ou seja, uma contribuição não substitui a outra, se ele optar por ter um MEI ativo deve contribuir enquanto MEI também”, explicou.

Comentarios

Comentarios