Cerimônia de abertura do projeto aconteceu na sexta-feira, 9 de março, na Câmara Municipal de Itabira

A Câmara Municipal de Itabira, por meio da Escola do Legislativo Professor Paulo Neves, lançou na sexta-feira, 9 de março, o Parlamento Jovem 2018. Em sua 15ª edição em Minas Gerais, o projeto trabalha este ano o tema violência contra a mulher e envolve 45 estudantes do ensino médio de nove instituições de ensino.

Programa de formação política e cidadã da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Parlamento Jovem visa discutir, em parceria com as câmaras municipais, temas de relevância social e possibilitar aos estudantes a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação do Poder Legislativo. Ao longo do ano, os trabalhos são divididos em três etapas: municipal, regional e estadual.

Na etapa municipal, os alunos se reúnem uma vez por semana em oficinas para elaborar as primeiras propostas sobre o tema. Na segunda etapa, a regional, as propostas são selecionadas e seguem para a terceira e última etapa, a estadual, que ocorre em Belo Horizonte no final do ano.

Para Davi Vinícius Santos Conceição, monitor do Parlamento Jovem Itabira 2018, o tema escolhido é atual e precisa ser debatido de maneira ampla. “É bom já termos consciência da importância, tanto do homem quanto da mulher, de participar desse movimento. Estudos mostram que o homem é o principal autor de violência contra a mulher e ter essa educação desde novo garante que futuramente não tenhamos mais esses problemas”, afirmou.

De acordo com Júlio Tércio Santos Souza, coordenador do Parlamento Jovem Itabira, o trabalho será feito nas escolas e também na rua. “O tema foi escolhido em dezembro na Assembleia Legislativa na etapa estadual de 2017. A partir de agora, começamos as oficinas que acontecem todas as quartas-feiras. Na primeira oficina, explicamos o tema e fazemos uma abordagem geral. Nosso objetivo é trabalhar a mudança de comportamento e conscientizar as pessoas”, afirmou.

Além de alunos e representantes das escolas, participaram da solenidade de abertura o vereador Reinaldo Soares de Lacerda (PHS), representando o presidente da Câmara Neidson Dias Freitas (PP); a secretária municipal de Assistência Social, Maria Marli de Oliveira Martins Rosa; a delegada especializada em atendimento à mulher, Amanda Machado Celestino; o diretor de Comunicação e Relações Instituições da Funcesi, José Carlos Fernandes Lima; e a diretora de Promoção da Igualdade Racial de Itabira, Maria Helena Primo.

Comentarios

Comentarios